G Cloud: Gerando chave de autenticação para o Google Cloud


Para integrar uma aplicação com os serviços disponibilizados pelo Google Cloud, será nescessário gerar uma chave de autenticação para que a sua aplicação possa ter permissão de comunicar com os serviços da Google.

Se você é marinheiro de primeira viagem, conseguir essa chave acessando o painel do google cloud é um puco tanto complexo.

Logo abaixo está o passo a passo de como obter as chaves de autenticação. Para maiores informações você pode acessar a documentação oficial, clicando aqui.

1- Já na página inicial do console do G Cloud, acesse as opções:
APIs e serviços -> Credenciais

2- No botão "Gerar Credenciais" teremos algumas opções.

2.1- Chave de API
Será criada uma chave de API Simples que poderá ser usada em alguns serviços como exemplo o Google Maps, onde você pode passá-la pela URL da API.

2.2- Id do cliente do OAuth
Essa opção serve para sua aplicação poder ter uma opção de login ou sincronização dos dados com o Google.

2.3- Conta de Serviço
Essa opção irá gerar uma chave em um arquivo JSON e pode ser usada para integrar aplicações de servidores com o Google.

3- Como as opções 2.1 e 2.2 são mais simples, iremos continuar a geração da chave com a opção 2.3.

Na tela de "Criar conta de serviço", você deve informar o nome do serviço. Sugiro você colocar o nome da aplicação que irá usar a conta de serviço. Após isso clique no botão "Criar".


Na próxima tela você poderá informar quais os tipos de permições que essa conta de serviço terá acesso. Se você estiver criando apenas para teste, sugiro escolher a opção "Proprietário" e clicar em "Continuar".

Na próxima e última tela, você poderá informar quais os usuários que terão acesso as permições dessa conta de serviço. Também é possível exportar essa conta de serviço para um formato JSON e assim suas aplicações de servidores poderam acessar os serviços permitidos na conta.
Exportar chave da conta de serviço

Pronto. Com sua chave criada e configurada corretamente, suas aplicações poderão acessar os serviços do google tranquilamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oh My Zsh: Melhorando a produtividade do seu terminal

asdf-vm: Gerenciador de versão extensível com suporte a várias linguagens e ferramentas de desenvolvimento